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Andreia Tatiana Dionísio dos Santos Carneiro

 

É produtora cultural, professora e investigadora integrada no ICNova – Instituto de Comunicação da NOVA. É doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Teatro – ramo Produção pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2007), desenvolve uma carreira que cruza prática profissional, investigação e docência.

Na área académica, é atualmente responsável pelo Mestrado em Teatro – especialização em Produção da Escola Superior de Teatro e Cinema, onde leciona também na Licenciatura em Teatro, ramo de Produção, as unidades curriculares de Métodos de Produção e Produção e Gestão de Projetos Culturais. Leciona ainda na Escola Superior de Dança, na unidade de Práticas Complementares em Gestão Cultural, integrada no Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais. Foi também docente da unidade curricular de Produção Estratégica entre 2018 e 2025, na Licenciatura em Dança e no mesmo mestrado. É assistente convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na unidade curricular de Produção e Programação Cultural, em parceria com a Professora Doutora Cláudia Madeira.
Fundadora e diretora da Produtores Emergentes, estrutura dedicada à formação e capacitação de agentes culturais, Andreia Carneiro tem desenvolvido, desde 2009, trabalho continuado na produção e direção de produção em artes performativas. Iniciou o seu percurso na ACCCA – Companhia Clara Andermatt, em colaboração com a diretora de produção Alexandra Sabino. Entre 2014 e 2017 fundou e dirigiu a produção da P.OR.K, onde trabalhou em estreita articulação com a coreógrafa Marlene Monteiro Freitas e com a Key Performance, estrutura de difusão internacional dirigida por Koen Vanhove. Entre 2017 e 2020 foi diretora de produção do Teatro Praga, colaborando com a equipa artística composta por Cláudia Jardim, André e. Teodósio, Pedro Penim e José Maria Vieira Mendes, e em proximidade com a equipa de produção e programação da Rua das Gaivotas 6, incluindo Pedro Barreiro e Cristina Correia. Em 2020 assumiu a direção financeira da Materiais Diversos, com direção artística de Elisabete Paiva, integrando a equipa de produção de Sara Abrantes e Sofia Matos e a equipa de comunicação de Inês Lampreia. Trabalhou também na Bomba Suicida, com direção artística de Tânia Carvalho, Luís Guerra e Marlene Monteiro Freitas, em colaboração com a produtora Sofia Matos. Ao longo da sua carreira trabalhou ainda com artistas como Filipe Pereira, Filipa Francisco, Lander Patrick, Marcelo Evelin, Sofia Dias, Teresa Silva, Tiago Guedes e Vítor Roriz. No teatro colaborou com Mafalda Gouveia, Cristina Carvalhal, Cucha Carvalheiro, Bruno Bravo e Gonçalo Amorim, e teve ainda experiências pontuais no meio televisivo, nomeadamente na Endemol. Em 2010 integrou a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, na equipa de Arte, Espetáculos e Animação de Espaço Público.

Atualmente é especialista externa na Comissão de Acompanhamento da Região do Oeste e Vale do Tejo da Direção-Geral das Artes, acompanhando e avaliando entidades financiadas. No campo científico, desenvolve investigação sobre produção cultural, políticas culturais e mediação artística, tendo integrado o projeto GIRELA – Reflexões sobre Criação Artística, Formação e Legislação (IPL). Participa em conferências e encontros internacionais sobre produção, programação e gestão cultural, como o encontro europeu Entrepreneurial Challenges in Theatre Higher Education Curricula (Erasmus+), realizado em Londres. É regularmente convidada como formadora em diversas instituições e contextos de capacitação profissional, incluindo GDA, Chapitô, Escola Profissional de Teatro de Cascais, Câmara Municipal de Setúbal, CoffeePaste, Espaço do Tempo e Recurso.