Passar para o conteúdo principal

 

Maribel Márquez Suárez

Mestre em Ensino de Dança pela Escola Superior de Dança do IPL em Lisboa 2018, licenciada em Dança Contemporânea pelo Instituto Superior de Arte de Cuba em 2001. Em 2020 tornou-se professora certificada de Progressing Ballet – Technique e em 2022 professora certificada de Progressing Contemporary Technique.

Tem estudado com importantes mestres da dança entre os quais destacam-se: Yasmin Villavicencio, David Zambrano, Félix Oropeza, Ana Moncada, Víctor Fuenmayor, Jacquet Broquet, Carmen Werner, Ana Prats, Xavier Ortiz, Alexandre Iseli, Jasmin Chiodi, Lucia Baumgartner, Flora Théfaine, Myriam Naysi, Philippe Bizot, Lena Blou, Laure Bonicel, Jérôme Andrieu, François Lebas, Perla Jaritonsky, Guiseppe Stella, Marianela Boan, Lurdes Ulacia e Jeremy Nelson.

No seu país natal, Venezuela, desenvolveu um extenso trabalho como intérprete na companhia Danza Contemporánea de Maracaibo, Tenteempié Danza – Teatro, na Agrupación Sarta de Cuentas e no TALLER DEL MOVIMIENTO – Compañia de Danza. Participou nas edições de vários festivais de dança regionais, nacionais e internacionais.

Professora co-fundadora da Escuela de Artes Escénicas de la Facultad Experimental de Artes de la Universidad del Zulia na Venezuela. 

Criou e dirigiu desde o ano 2002 e até 2016 o TALLER DEL MOVIMENTO. Espacio de Danza, instituição dedicada à formação, criação, pesquisa e difusão da dança contemporânea em Maracaibo – Venezuela.

Em Portugal desde o ano 2016, têm trabalhado como professora em várias escolas de dança destacando-se; professora convidada na Escola Superior de Dança do IPL, no Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea da Escola de Dança Ana Mangerição, no Stage Center Maiolle, na Casa da Dança e no Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra.

Desde 2020 dirige a ZARANDA. Espaço de Dança, espaço de formação, criação e difusão da dança onde se promove a formação de crianças, jovens e adultos através do corpo em movimento. Também, desenvolve trabalhos como professora, coreógrafa e bailarina independente.

No ano 2019 foi distinguida com o Prémio Caixa Geral de Depósito atribuído pela ESD como o diplomado do Mestrado em Ensino de Dança com o melhor aproveitamento académico no período 2017-2018 e a Bolsa de Mérito a estudantes do Ensino Superior. No ano 2009, no âmbito das comemorações pelo Dia Internacional da Dança, recebeu um reconhecimento pelo Prefeito da Cidade de Maracaibo - Venezuela, pela sua notável carreira como intérprete da dança contemporânea.