Skip to main content
Ana Isabel Castro em cena


Ana Isabel Castro ganha Prémio Jovens Artistas do Coliseu Porto na área da dança

A bailarina e coreógrafa Ana Isabel Castro ganha a segunda edição do Prémio Jovens Artistas do Coliseu do Porto, que este ano decorreu na área da Dança, conforme o anúncio feito pela casa de espetáculos.


Nascida em 1994, na Póvoa de Varzim, é licenciada pela Escola Superior de Dança e foi distinguida com este prémio no valor de 5 mil euros. A sua mais recente criação, Pechisbeque, foi apresentada no Festival DDD em Abril.


O Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas foi lançado em 2021, no âmbito das comemorações dos 80 anos da sala portuense, tem periodicidade anual, abrangendo alternadamente a Dança e as Artes Circenses, e destina-se a intérpretes, coreógrafos, cenógrafos, produtores, programadores, entre outros profissionais destas áreas, até aos 30 anos de idade.

O júri da categoria de Dança foi constituído pelos bailarinos e coreógrafos Ana Borralho, João Galante, Max Oliveira, Miguel Ramalho, Olga Roriz e Susana Otero.


Depois de em 2022 o Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas ter sido dedicado às artes circenses, em 2023, é atribuído a uma artista da área da Dança. Em 2024 será novamente a vez de distinguir um jovem talento circense.

foto da Ana Isabel Castro
Foto: DR


Ana Isabel Castro é licenciada pela Escola Superior de Dança, frequentou o FAICC – Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica da Companhia Instável.
Em Viena, como bolseira da MUK - Musik und Kusnt Universität (Universidade de Música e Artes), no âmbito do programa Erasmus, Ana Isabel Castro trabalhou com os bailarinos e coreógrafos Esther Balfe, Saju Hari e Georg Blaschke.

Como intérprete, trabalhou com a Compagnie 7273, de Genebra, e as estruturas e os produtores portugueses, ou baseados em Portugal, Circolando, Companhia Instável, Kale Companhia de Dança, Jonathan Uliel Saldanha, Joclécio Azevedo e Diogo Oliveira.

Relativamente a este prémio, a vencedora, citada no comunicado do Coliseu, vê o prémio "como incentivo e reconhecimento dos jovens criadores portugueses”, admitindo que reforçou a sua "vontade de continuar" e abrindo perspetivas de levar o seu trabalho "a mais pessoas".

 

BRAVO ANA ISABEL CASTRO!

Fotografia © Paulo Pimenta