Ana Isabel Castro, estudante licenciada da ESD ganha Prémio Jovens Artistas na área da dança

Ana Isabel Castro em cena

Ana Isabel Castro ganha Prémio Jovens Artistas do Coliseu Porto na área da dança

A bailarina e coreógrafa Ana Isabel Castro ganha a segunda edição do Prémio Jovens Artistas do Coliseu do Porto, que este ano decorreu na área da Dança, conforme o anúncio feito pela casa de espetáculos.

Nascida em 1994, na Póvoa de Varzim, é licenciada pela Escola Superior de Dança e foi distinguida com este prémio no valor de 5 mil euros. A sua mais recente criação, Pechisbeque, foi apresentada no Festival DDD em Abril.

O Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas foi lançado em 2021, no âmbito das comemorações dos 80 anos da sala portuense, tem periodicidade anual, abrangendo alternadamente a Dança e as Artes Circenses, e destina-se a intérpretes, coreógrafos, cenógrafos, produtores, programadores, entre outros profissionais destas áreas, até aos 30 anos de idade.

O júri da categoria de Dança foi constituído pelos bailarinos e coreógrafos Ana Borralho, João Galante, Max Oliveira, Miguel Ramalho, Olga Roriz e Susana Otero.

Depois de em 2022 o Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas ter sido dedicado às artes circenses, em 2023, é atribuído a uma artista da área da Dança. Em 2024 será novamente a vez de distinguir um jovem talento circense.

foto da Ana Isabel Castro
Foto: DR

Ana Isabel Castro é licenciada pela Escola Superior de Dança, frequentou o FAICC – Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica da Companhia Instável.
Em Viena, como bolseira da MUK - Musik und Kusnt Universität (Universidade de Música e Artes), no âmbito do programa Erasmus, Ana Isabel Castro trabalhou com os bailarinos e coreógrafos Esther Balfe, Saju Hari e Georg Blaschke.

Como intérprete, trabalhou com a Compagnie 7273, de Genebra, e as estruturas e os produtores portugueses, ou baseados em Portugal, Circolando, Companhia Instável, Kale Companhia de Dança, Jonathan Uliel Saldanha, Joclécio Azevedo e Diogo Oliveira.

Relativamente a este prémio, a vencedora, citada no comunicado do Coliseu, vê o prémio "como incentivo e reconhecimento dos jovens criadores portugueses”, admitindo que reforçou a sua "vontade de continuar" e abrindo perspetivas de levar o seu trabalho "a mais pessoas".

BRAVO ANA ISABEL CASTRO!

Fotografia © Paulo Pimenta