Passar para o conteúdo principal

Vanessa da Silva Amaral

Nasceu em Lisboa, iniciou os estudos de Dança aos 5 anos de idade, fez a sua formação académica e artística, na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa concluída no ano de 1996. Destaca na sua formação os professores Georges Garcia, Ulrike Caldas, Jorge Salavisa, Carlos Caldas, Luísa Taveira, Margarida Bettencourt, Cristina Graça, Cristina Pereira, Miguel Lyzarro, Olga Roriz, Bárbara Griggi, Paula Pinto e Ludger Lamers.

Ingressou na Companhia Nacional de Bailado como estagiária e posteriormente Bailarina de Corpo de Baile, destacando os bailados “Sagração da Primavera”, “Bela Adormecida”, “Cinderela” e “Artifact” e o trabalho com os coreógrafos e mestres de bailado Violette Quenolle, Ivan Kramer, Michael Corder, Maria Palmeirim, Isabel Fernandes, João Miranda, Rui Lopes Graça, Glenn Tuggle e Ted Branson.

Foi bailarina da Companhia Dançarte, onde destaca o trabalho com os coreógrafos Sofia Belchior, Rui Pinto, Fernando Duarte, Joel Borges, Hillel Kogan e Hugo Vieira. Participou também no intercâmbio com a Companhia IXKIZIT de Joel Borges, tendo co-criado com Sofia Belchior e António Machado a peça “Silere”.

Fez parte do elenco da Companhia de Dança da Madeira, sob direção artística de Marta Athaíde e Carlos Fernandes, salientando-se os papéis nos bailados “Cinderella”, “Les Sylphides”, “La Bayadère”, “Raymonda”, entre outros.

Foi docente no Grupo Dançando com a Diferença (grupo de dança inclusiva), sob direção artística de Henrique Amoedo, onde desenvolveu as aulas de Técnica de Dança Contemporânea e Clássica para pessoas com deficiência. Acompanhou todos os processos coreográficos que o Grupo desenvolveu com os coreógrafos convidados, nomeadamente Rui Horta, Clara Andermatt e Elisabete Monteiro.

Foi docente, no Conservatório – Escola das Artes, do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea tendo liderado o projeto coreográfico desse curso; e na Escola de Bailado Carlos Fernandes, no Funchal, das aulas de Técnica de Dança Clássica, Pontas e Contemporânea.

É professora na Quórum Academy desde 2011.

Concluiu o Mestrado em Ensino de Dança em 2020, na Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa.