Passar para o conteúdo principal

 

Ângelo Cid Neto

Licenciado em Bioquímica (FCUL) e Dança (ESD). Mestre em Artes Cénicas (FCSH) e Ensino de Dança (ESD). Doutorando em Educação Artística (IE-FBAUL).

É professor do ensino artístico especializado na área da criação coreográfica e técnica de dança contemporânea. Enquanto bailarino integrou a companhia de dança Amálgama e participou como intérprete em trabalhos de Willi Dorner, Marina Frangioia, Tiago Guedes, David Zambrano, João Fernandes entre outros. Integrou diversos festivais como intérprete e criador: Bienal de Veneza, Materiais Diversos, Metadança, Resolution!m e Wbmotion.

Enquanto criador destaca o projeto de cruzamento entre neurociência e dança ENSAIO (2016) em associação com a Fundação Champalimaud – Polavieja lab. Distingue também o trabalho no contexto do festival Metadança do qual resultou um trabalho em co-criação com João Fernandes com as peças: FAKEDANCE ou a metáfora do encontro (2019), profunda pele (2018) e sobre a pele (2017). Destaca o trabalho que desenvolve com a artista plástica Catarina Real em torno do texto gráfico e coreográfico do qual resultaram as peças: Ensaio Nu / Enlace entre pensamentos (2017), t maiúsculo é igual à raiz quadrada de e maiúsculo vezes t minúsculo sobre quatro (2019) e palavras na relação 2+12 (2018).

É membro do projeto Compota com a direção artística de Paula Pinto desde 2013 onde desenvolve um trabalho de improvisação e interpretação-criação multidisciplinar. É colaborador no Science Art and Philosophy Lab no centro de filosofia das ciências.

 

Investigação

Participação na ADESTE+ summer school na Fundação Calouste Gulbenkian;

Participação no 41º congresso Movimento da Escola Moderna no Instituto de Educação;

Apresentação do projeto Dança, criação e educação: Lugares de encontro no X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa;

Conferência no contexto do Lisbon International Conferences on Philosophy of Science: contemporary issues.

 

Publicações

Dança, criação e educação: Lugares de encontro (X Fórum de Jovens Investigadores IE);

From science to dance ENSAIO between lab and studio (ISBN 978-989-8247-74-2);

Relatório de mestrado intitulado A integração de elementos de composição coreográfica na disciplina de técnica de dança contemporânea no 4º ano do curso básico de dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha;

Relatório de mestrado intitulado Transversalidades de processos artísticos e científicos: da ciência à dança ENSAIO entre o laboratório e o estúdio.