Passar para o conteúdo principal

Cecília de Lima H. G. Teixeira

Presentemente, Cecília é Professora Convidada na Escola Superior de Dança (IPL) e na Faculdade de Motricidade Humana (UL).
Paralelamente, Cecília desenvolve investigação no Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança (INET-md), no campo da relação da prática de dança com fenomenologia, ciências cognitivas e práticas somáticas, tal como no campo da educação pela arte e da dança em expansão tecnológica. O seu trabalho tem vindo a ser publicado em revistas de circulação internacional e em vários encontros científicos e desde 2014 integra o Editorial Advisory Board do Journal of Dance & Somatic Practices.

Inicia a sua carreira profissional como coreógrafa e bailarina em 1999, deste então trabalhando com diversos criadores Europeus. De 2001 a 2008 foi co-fundadora da companhia Canvas Performing Art (Holanda), onde cocriou diversas performance interdisciplinares, donde, entre outras, destaca: “Can you fix me?”, “Skinless”, No Strings Attached” e “Zero Distance”.

Em paralelo desenvolve a sua atividade enquanto professora convidada em diversas Universidades, destacando: Amsterdam Faculty of Arts -Modern Dance Course, Arnhem ArtEZ Faculty of Arts – Dance Course e Universidade Aberta - Doutoramento em Digital-Media Arte (Lisboa).

Na sua educação sublinha o confronto entre uma instrução clássica, iniciada na Escola da Companhia Nacional de Bailado, e uma formação artística de vanguarda desenvolvida na European Dance Development Centre (EDDC), na Holanda. A sua formação foi especialmente marcada por alguns dos fundadores da Release Technique e da Judson Dance Theatre, por artistas de Trisha Brown Dance Company e de Siobban Davies Company, como também pela prática de diversas Técnicas Somáticas. Em 2006 recebe o certificado de professora de Gyrokinesis Training System.

Em 2008 recebe o grau de Mestrado em coreografia pela Faculdade de Artes ArtEZ (Holanda), com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, onde desenvolveu uma pesquisa pela prática intitulada “Sensorial Art- moving through the vertigo of affection”.

Em 2017 recebe o grau de Doutoramento pela Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, na especialidade de Dança, com bolsa da FCT.
URL: www.ceciliadelima.com

Investigação (publicações)

Teses
De Lima, Cecília (2017) “Pensamento Transversal: A Arte de Experienciar o Mundo como o Paradoxo de Movimento” - tese de Doutoramento, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT).

De Lima, Cecília (2008) “Sensorial Art- moving through the vertigo of affection”, dissertação de Mestrado, ArtEZ Hogeschool voor de Kunsten - Dance Unlimited Master Course, Arnhem (bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian).

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica
De Lima, Cecília (2021). Resisting to Dystopias of Bodily Control: Dance training and anorexia/bulimia. Journal of Performance Research 25.8 Training Utopias 25- 8, pp. 22-24. DOI [link]

De Lima, Cecília (2021) Arte Sensorial e o sentido Nu. ARJ - Art Research Journal, v.8 n.1. DOI [link]

De Lima, Cecília e Tavares Gilead (2020). Corpo de Afetos: entre o apego emocional e o movimento dançado. Fractal: Revista de Psicologia v32, n.1, 99-107. URL [link]

De Lima, Cecília , (2013) ‘Trans-meaning – dance as an embodied technology of perception’, Journal of Dance and Somatic Practices 5.1 - Special Edition 2013. DOI [link], URL [link]