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João Carlos Martins Parreira Fernandes

Natural de Leiria, iniciou a sua formação em 2002.

É professor na Escola Superior de Dança (ESD), desde 2013, lecionando na Licenciatura em Dança, no Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais e colaborando nas orientações de Estágio no Mestrado em Ensino de Dança.

É Subdiretor da ESD, desde 2021, cargo que também ocupou entre 2017 e 2019 e Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico, desde 2020. É coordenador do Curso de Licenciatura em Dança e membro da Comissão Científica do Curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais, desde 2021. Foi membro do Comissão Científica da Licenciatura entre 2017 e 2021. É investigador no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança. É mentor e programador do MetaDança – Festival de Artes Performativas em Leiria, desde 2012.

Doutorado em Motricidade Humana (Especialidade em Dança) na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (2018). Em 2010, conclui a Licenciatura em Dança (Criação/Interpretação) na ESD. Em 2012, concluiu o Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea da ESD e em 2014 concluiu o Mestrado em Ensino de Dança da ESD. Detém ainda formação profissional em Gestão e Financiamento de Organizações e Projetos Culturais. Em 2020, concluiu a Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior no Instituto Superior de Educação da Universidade de Lisboa.

Em 2010 e 2012 foram-lhe atribuídos o “Prémio Mérito de Melhor Diplomado" da Licenciatura em Dança e do Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea, respetivamente. Em 2017, foi distinguido pelo IPL com o “Prémio de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade – Prémio de Excelência” e em 2021 foi-lhe atribuído o “Diploma de Mérito nos Prémios Científicos na Área das Artes”.

Destaca do seu percurso o contacto com profissionais como: Rui Horta, Paulo Ribeiro, Rui Lopes Graça, Clara Andermatt, Francisco Camacho, Madalena Victorino, Teresa Ranieri, entre outros.

Foi professor da Studio k – escola de dança de 2008 a 2014 e docente do Ensino Artístico Especializado, na Escola de Dança do Orfeão de Leiria de 2010 a 2016.

É coreógrafo independente desde 2009. Destacam-se as peças: Corpus (2011); Retalhos (2012); Um Ensaio Sobre o Poder (GED-2013); entre.mitências (2014), Liberdade Provisória (2015); O Princípio da Incerteza (2016); sobre a pele (cocriação com Ângelo Neto - 2017); O resto dos outros (Companhia EDAM - 2017); profunda pele (cocriação com Ângelo Neto - 2018); (Re)tratos de simplicidade (ANIMA- 2018); FaKe DaNcE ou a metáfora do encontro (cocriação com Ângelo Neto - 2019); Princípio da queda, início do fim (cocriação com Madalena Xavier - 2019); O cansaço dos seres (2020); Um espaço para o lugar-comum (2021); Na substância do fim (cocriação com Ângelo Neto - 2022).

Foi júri de provas em escolas de ensino artístico designadamente: EDOL; EVDCR; EDAM; ED-SAFGP; Escola de Dança Lugar Presente; Conservatório de Música da Jobra; Conservatório Regional Silva Marques; Escola Profissional de Artes da Madeira. Entre 2018 e 2020, foi júri dos Concursos de Apoio à Criação da DGArtes.

Publicações:

Fernandes, J. (2021). O desenvolvimento de estratégias de active-learning nas técnicas de dança contemporânea. FAP Revista Científica de Artes, 25 (2), 98-117.

Fernandes, J; Neto, A; Xavier, M. (2021). Uma cartografia para o intérprete contemporâneo – um lugar entre a formação e a criação coreográfica. Revista Portuguesa de Educação Artística, 10 (2), 25-38.

Fernandes, J. & Xavier, M. (2019). Criação Coreográfica, interpretação contemporânea e mediação artística em dança. In Sarmento, C. M.; Pandora, G. & Oliveira, P. (Eds.), Arte e Cultura na Identidade dos Povos (pp. 123-132). Lisboa: Associação das Universidades de Língua Portuguesa.

Fernandes, J. (2019). School objets and their contribution to dance education. In S. Albuquerque; T. Ferreira; M. F. Nunes; A. C. Matos & A. Candeias (Ed.). Web of Knowledge: A Look into the Past, Embracing the Future (pp. 12-15). Faro: Sílabas & Desafios.

Fernandes, J. C. M. P. (2018). O Ensino-Aprendizagem das Técnicas de Dança Contemporânea no Ensino Artístico Português – Uma proposta de intervenção para a atualidade. Tese de Doutoramento, Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa, Portugal.

Nascimento, V.; Cardoso, O.; Lopo, T.; Fernandes, J. & Mendo, G. (2018). Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança. Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes , VOL XI (21).

Fernandes, J. (2016). A reinterpretação de obras coreográficas e a importância da sua integração no ensino de dança. Revista Portuguesa de Educação Artística, 6 (2), 69-83.

Fernandes, J. & Garcia, V. (2015). A Híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística profissional. Revista Portuguesa de Educação Artística, 5, 45-59. 

Fernandes, J. C. M. P. (2014). A Prática Pedagógica Partilhada no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Orfeão de Leiria. Relatório de Estágio, Escola Superior de Dança, Lisboa, Portugal. 

Fernandes, J. C. M. P. (2012). Lado a Lado. Relatório de Projeto em Criação Coreográfica. Escola Superior de Dança, Lisboa, Portugal.