Passar para o conteúdo principal

Rafael Filipe Moreira Araújo 

Licenciado pela Universidade de Aveiro em Direção, Teoria e Formação Musical, tendo estudado com Vasco Negreiros e António Lourenço.

Prosseguiu estudos na Hochschule für Musik Karlsruhe no ramo de direção coral com Frank Leenen, Dieter Kurz e Stephman Hoffmann e direção de orquestra com Andreas Weiss tendo terminado com a classificação máxima.
Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro. Realiza o doutoramento na Universidade do Minho. Teve oportunidade de trabalhar com Javier Castro, Jean-Sébastien Béreau, Lior Shambadal, Simon Halsey entre outros.

Como compositor tem diversas obras estreadas em vários Festivas nacionais e internacionais como Canadá, Alemanha, Holanda, Espanha, Itália e Lituânia. Participou no “International Program for Music Education” em Groningen, Holanda. É frequentemente convidado para pianista acompanhador em concursos e masterclasses nacionais, como Sons de Cabral, Terras de La Salette, Concurso do Alto Minho, Paços Premium, entre outros.

Foi maestro e fundador do Royal Voices Choir (Portugal) e do ABH/RSH CHOR em Karlsruhe (Alemanha) onde realizou diversos concertos.

Em 2016 venceu o 1º prémio no 3º Concurso de Composição para crianças da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM). Em 2018 obteve o 2º prémio no International Music Arrangement Competition – APEX na Lituânia e o 3º prémio no 5º Concurso de Composição para Crianças da APEM. Conquistou o 3º prémio no Concurso FOLEFEST 2019.

Realizou formações e workshops em Educação, Soundpainting, Musicoterapia e Improvisação Vocal e Corporal com Chris Philpott, François Choiselat, Christopher Azzara, Natália Santos, Joaquim Alves, entre outros.

É Diretor Artístico do Coro de Santa Joana de Aveiro. Realiza regularmente projetos de âmbito social e de promoção da música em pessoas com deficiência e penitenciárias, são exemplo, “Sons da Diferença” e “Libert’artE” apoiado pela DGARTES e DGRSP.


Publicações:

Araújo, R. (2016). Da quimera à Realidade: Um autorretrato do rosto de ser criador. Universidade do Minho. Publicado em Simpósio da Música.

Araújo, R. (2015). Requiem para um gato: Material didático coral para crianças. Tese de Mestrado apresentada à Universidade de Aveiro.