33.ª Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival
A Escola Superior de Dança volta a abrir as suas portas, no dia 10 de outubro, às 11:00 horas, para receber mais uma Mostra de Videodança, numa sessão especial dirigida aos alunos de 3º ano da Licenciatura em Dança, integrada na programação da 33ª Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival, um festival internacional que celebra o movimento e a criatividade!
Esta iniciativa nasce da parceria duradoura entre a ESD e a Companhia de Dança de Almada, uma colaboração que continua a inspirar e a aproximar a escola do que de melhor se faz no panorama da dança contemporânea.
De 27 de setembro a 12 de outubro de 2025, a Quinzena de Dança de Almada, presente em diversos espaços culturais, oferece ao público um conjunto de atividades bem representativas da dança nacional e internacional, constituindo-se como um espaço de partilha, dedicado à apresentação e promoção da Dança Contemporânea, através de uma intensa grelha de atividades, como: espetáculos, videodança, workshops, entre outros, apresentando obras de artistas representantes de vários países.
A referida sessão especial será apresentada e moderada pela Doutora Ana Macara, Diretora Artística da Quinzena de Dança de Almada.
MOSTRA VIDEODANÇA - SESSÃO ESPECIAL
10 de outubro | 11H00
Auditório A (Edifício A, Piso 0)
Parceria
Escola Superior de Dança e Quinzena de Dança de Almada (Ca.Da)
Ana Macara
Foi bailarina e coreógrafa, trabalhou em projetos independentes como freelancer, dirigiu o “Grupo de Dança Atitudes e Movimentos” (1983-87) e posteriormente o “4º Colectivo” Companhia de Dança (2007-2014). Para a Companhia de Dança de Almada criou “Sol, Memória, Corpos de Luz”, “Dependências”, “Pulos na rua com os pés na Lua”, “Asas e Carapaças, Hastes e Barbatanas” e “Elevado a 4”, entre outras peças. Tendo completado mestrado e doutoramento, em 1989 e 1994, respetivamente, está aposentada como Professora Associada com Agregação, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa onde trabalhou de 1983 a 2016. Coordenadora do Departamento de Dança de 2002 a 2009 e do Mestrado em Artes Performativas da FMH-UTL de 2008-2014. Atualmente é investigadora do Instituto de Musicologia – Música e Dança (INET-MD) e do Centro de Estudos em Artes do Performativas da FMH – Universidade de Lisboa. Editou vários livros e publicou diversos artigos sobre dança, coreografia e educação artística. Em 2004 recebeu o Prémio Lawther da UNCG (EUA), pela sua carreira como profissional de Dança. Co-diretora Artística da Quinzena de Dança de Almada – Festival Internacional de Dança desde 1992 e consultora da Companhia de Dança de Almada desde 1990.