lettering ciclo 2
Data do evento: 27 de Novembro de 2023 - 30 de Novembro de 2023

Ciclo 2 – 2023/24

Espetáculos dos alunos do curso de Licenciatura em Dança da ESD

Terminamos 2023 com um conjunto de quatro momentos de apresentação dos alunos da Escola Superior de Dança.
Na semana de 27 a 30 de novembro decorre o segundo Ciclo de espetáculos e apresentações do ano letivo 2023/2024, que tem como objetivo dar a conhecer ao público o resultado do trabalho desenvolvido durante as cinco semanas de aulas precedentes.

A programação integra trabalhos dos alunos da Licenciatura em Dança, com a apresentação de criações dos alunos do 1º ano e com a interpretação de duas peças criadas por docentes para os alunos do 3º ano.

O Ciclo 2 acontece nos Estúdios da ESD e na CriArte (Carcavelos), nossos parceiros, e que nos acolhem em mais este ciclo.
Todos os espetáculos têm entrada livre.

> 29 de novembro | 17h00
   30 de novembro | 15h00

Estúdio C3, ESD (Edifício C - Piso 4)

NOVAS PEQUENAS CRIAÇÕES DE ESTUDOS DE MOVIMENTO | 1º ano (Turmas 11, 12 e 13), orientação de Fernando Crêspo e Cecília de Lima

Estes trabalhos foram criados pelos alunos do 1º ano no âmbito da disciplina de Estudos de Movimento. Têm como base o estudo do gesto, dos planos, direções e dinâmicas de movimento e de algumas das ações básicas segundo Rudolf Laban.

> 29 e 30 de novembro | 21h00
   CriArte by Jovem Cascais (Carcavelos)

SALA DE ARRUMOS OU A TRAGÉDIA NA PAISAGEM | 3º ano (Turma 51.2), criação de Francisco Pedro

! Olha a simetria maravilhosa do edifício humano, os ombros e as ancas e as mamas florescendo de um lado e do outro sobre o peito, e as costelas organizadas aos pares, e o umbigo no meio da brandura do ventre, e o sexo obscuro entre as coxas!

in A Montanha Mágica de Thomas Mann

CHRYSALIS | 3º ano (Turma 53.2), criação de Sylvia Rijmer

Como bailarino(a) contemporâneo(a) num processo de criação coreográfica, é frequentemente solicitado cocriar em
tempo real. Através de tarefas coreográficas ou composicionais e outras formas de estímulo motivacional, o(a)
coreógrafo(a) procura material de movimento dos/das bailarinos/as para estabelecer um diálogo. Nestes processos
de criação colaborativa, o(a) bailarino(a) é frequentemente confrontado com as suas limitações criativas e padrões
habituais de movimento: físicos, estilísticos e/ou metodológicos.

Esta peça é o resultado de várias abordagens cognitivamente induzidas, improvisações e composições baseadas em
tarefas, com a intuição para explorar fisicamente e mentalmente a diversidade coreográfica dos estudantes ansiosos
por partilhar os seus próprios universos criativos e convicções físicas. Como uma crisálida à espera de nascer, o que
se torna visível é o invisível.

Bilheteira:
Entrada gratuita mediante levantamento de bilhetes na Bilheteira CriArte a partir das 20h00 em cada dia da respetiva sessão. Entrada sujeita à lotação máxima da sala.

Classificação etária M/6

organizacao-barra-logos