Ciclo 2 - 2025/26
Novos processos. Novas criações. Novos caminhos na ESD.
A Escola Superior de Dança apresenta o Ciclo 2, uma nova semana de espetáculos que revela outras fases de trabalho, outras pesquisas e outras formas de pensar o movimento. Depois do impulso inicial do Ciclo 1, este momento destaca criações que nasceram de abordagens distintas, experimentações recentes e relações renovadas com o corpo e com a cena.
As apresentações decorrem na CriArte by Cascais Jovem (Carcavelos) e dão visibilidade a processos que avançaram, se transformaram e encontraram novas direções ao longo do percurso académico.
O Ciclo 2 é um espaço onde novas perguntas ganham corpo e onde cada apresentação abre caminhos para imaginar e construir o presente da dança.
Todos os espetáculos têm entrada livre.
Foto: © Telma Meira
PROGRAMAÇÃO
> 3 DEZ | 10h30
> 4 DEZ | 14h30
CriArte by Cascais Jovem (Carcavelos)
SOBOL | criação de Jácome Filipe com interpretação dos estudantes do 3º ano (Turma 51) da Licenciatura em Dança.
Minhas caras e meus caros, silêncio que se vai contar uma história e eventualmente cantar um fado muito muito pequenino. O que na gíria se chama um nano fado: UUUmmmm Griiiiitoooo teerrrííííívell!!
> 3 DEZ | 14h30
> 4 DEZ | 10h30
CriArte by Cascais Jovem (Carcavelos)
WATERHOLE | criação de Maria Ramos com interpretação dos estudantes do 3º ano (Turma 53) da Licenciatura em Dança.
Coreografia como paisagem em acção - é desse lugar que começo a coreografar.
De um lugar de movimento cuja linguagem é feita de dinâmicas, modulações musculares, tensão de pele e deslocações no espaço que condensam e expandem a paisagem cénica.Waterhole é o nome dado a um charco onde animais selvagens confluem para saciar a sede. Nesse momento raro, predadores e presas suspendem temporariamente os seus papéis, sente-se uma tensão no ar: cada animal mede o seu espaço, gere a distância, a respiração, o movimento do corpo numa atenção extrema aos gestos de quem bebe, de quem chega, de quem se afasta, de quem contorna o charco.
Lutam pela sobrevivência e fazem tréguas pela necessidade vital de beber água. Puro instinto.
Não é uma metáfora que se pretende explicar, é apenas uma observação. Um modo de olhar para esta coexistência e deixar que algo desse olhar ecoe no nosso presente.
Bilheteiras:
Classificação etária M/6
- Espaço CriArte (Carcavelos) - Entrada gratuita mediante levantamento de bilhetes na bilheteira do CriArte uma hora antes da respetiva sessão. Entrada sujeita à lotação máxima da sala.

