Lettering Ciclo 4 23-24
Data do evento: 18 de Março de 2024 - 23 de Março de 2024

Ciclo 4 – 2023/24

Espetáculos dos alunos do curso de Licenciatura em Dança da ESD

A semana de 18 a 23 de março está repleta de espetáculos e apresentações que integram este nosso Ciclo 4, e que acontecem em diferentes espaços e cidades. Finalizado mais um período de cinco semanas de trabalho em estúdio, os alunos da Escola Superior de Dança voltam a palco para apresentarem e darem a conhecer ao público o resultado de mais um período de trabalho intenso, preenchido e desafiante.

A programação deste Ciclo 4 integra trabalhos dos alunos do 1º ano da Licenciatura em Dança, que criaram as suas próprias peças coreográficas que agora interpretam, e foram também desafiados a interpretar uma nova criação do docente da ESD, Filipe Silva
Os alunos do 2º ano da Licenciatura em Dança foram chamados a interpretar uma criação da docente da ESD, Cecília de Lima, um trabalho coreográfico contemporâneo, dirigido ao público infantil-juvenil que, após o espetáculo, será trabalhada em estúdio com os intérpretes e o público (Bolsa Educativa), orientados pela docente Ana Silva Marques.

O Ciclo 4 acontece nos Estúdios da ESD, mas os nossos parceiros neste ciclo são o CriArte (Carcavelos) e a Casa da Música Francisco Alves Gato (Mafra).

Todos os espetáculos têm entrada livre.

> 20, 21 e 22 de março | 10h30 e 15h00
   23 de março | 16h00

Casa da Música Francisco Alves Gato (Mafra)

O DESCONFORTO E O ESTRANHO-FAMILAR | criação de Cecília de Lima com interpretação dos estudantes do 2º ano (Turma 43)

A estranheza surge de uma proximidade oculta com o familiar, dizia Sigmund Freud. Esta sensação do familiar-estranho ou estranho-familiar tem um carácter intrinsecamente perturbador, desconfortável.
Esta peça joga com a vertigem do estranho-familiar. Em palco e à nossa volta exploramos (com o corpo) esta urgência em rasgar as normas e protótipos do familiar e questionamos:

• Como lidar com uma sensação de estranheza que me deixa desconfortável e se apodera do mundo familiar onde me identifico?

• Como me relaciono com os outros, quando o mundo familiar que espelha o meu reflexo, se torna questionado pela estranheza?

• Onde acaba o “meu eu”? Acaba já aqui, no invólucro conhecido da minha pele? Ou expande-se aos desafios da estranheza de mundos, corpos, ideias e comportamentos diferentes?

Conservo-me na bolha individual do conhecido? Ou deixo-me transformar pela relação de diferenças com os outros?

Classificação etária M/6

[Este espetáculo é dirigido ao público infantil-juvenil e será depois trabalhado em estúdio, no âmbito da Bolsa Educativa, com orientação de Ana Silva Marques].

> 21 e 22 de março| 15h00
   Estúdio C3, ESD (Edifício C - Piso 4)

CRIAÇÕES de Estudos de Movimento II | 1º ano (Turmas 22 e 23), orientação de Fernando Crêspo e Susana Vidal

Os trabalhos a apresentar foram criados pelos alunos do 1º ano no âmbito da disciplina de Estudos de Movimento II, (turma 22), e foram desenvolvidos a partir das ideias de luta e violência. Baseados nas energias e sinergias que este conceito provocou, surgiram os temas de pesquisa em que se baseiam as pequenas criações apresentadas, entre eles: a luta e a derrota, a força e a fragilidade, a lentidão e a velocidade. O apoio de textos baseou-se na ideia de manifestos e de palavras de ordem, surgindo o conceito de repetição.

Suportadas pelos conteúdos de movimento, as coreografias agora criadas pela turma 21 tiveram como origem a exploração de imagens fotográficas e de objetos".

> 21 e 22 de março | 21h00
   CriArte by Jovem Cascais (Carcavelos)

SABOTAGE, SABOTAGE BABY | criação de Filipe Silva com interpretação dos estudantes do 1º ano (Turma 21)

Nesta era pós-moderna estamos lançados no ritmo imparável de uma sociedade digitalizada focada na voragem de um consumo frenético para sempre emaranhado no processo rizomático da conexão permanente ao mundo...
Epá, espera aí! Isto é tanga... Desculpem lá. Esta era a sinopse para os pretensiosos, presunçosos, pedantes e gabarolas.
A verdade é que começar é dificil. Recomeçar é dificil. Custa. Pois...
No entanto, julgo que percebi que para um bom recomeço não há nada como uma bela sabotagem.
Por isso, como nem tudo é o que parece, desejo-vos um bom espectáculo.
P.S.: Cuidado com a Fada da Palmas. Ela anda por aí.

Bilheteiras:

• Espetáculos na Casa da Música Francisco Alves Gato (Mafra) - Entrada gratuita, mediante levantamento de ingressos nos Postos de Turismo de Mafra e da Ericeira | + Informações: 261 818 347

• Espetáculos no CriArte (Carcavelos) - Entrada gratuita mediante levantamento de bilhetes na Bilheteira CriArte a partir das 20h00 em cada dia da respetiva sessão. Entrada sujeita à lotação máxima da sala.

• Espetáculos no Estúdio C3 (ESD - Campus ISEL) - Entrada livre sujeita à lotação da sala.

organizacao-barra-logos

barra logos acolhimento