Ciclo Gil Mendo
Local: ESD e Teatro Thalia
Data do evento: 06 de Abril de 2022 - 08 de Abril de 2022

Ciclo Gil Mendo – 2021/22

Espetáculos e apresentações de trabalhos dos alunos da ESD

Através deste ciclo de espetáculos, a Escola Superior de Dança convida toda a comunidade a celebrar, justamente, a ponte solenemente realizada pelo homenageado, ao longo de décadas, entre a Escola e a sociedade. Todos os espetáculos realizados por estudantes e professores serão, assim, inteiramente dedicados ao nosso professor, colega e amigo Gil Mendo.

Iniciamos o 2º semestre de 2021-2022 com um conjunto de quatro espetáculos apresentados nos dias 6, 7 e 8 de abril, dando a conhecer ao público o resultado do trabalho desenvolvido durante as últimas cinco semanas. Os espetáculos Ciclo Gil Mendo acontecem nos Estúdios da ESD e no Teatro Thalia (às Laranjeiras), todos com entrada livre.

PROGRAMAÇÃO

> 6 abril (quarta-feira), 7 abril (quinta-feira), 8 abril (sexta-feira) | 10h30 | Estúdio C3 / ESD

UMA PEDRA E UM DESEJO de Bruno Alexandre
Criação coreográfica interpretada por alunos do 2º ano.

• Estamos dentro de um sonho, paradas, à espera. Entre a imobilidade e o desejo de nos movermos dentro dos sonhos, pensamos como poderemos fazer aparecer uma dança que começa dentro de nós, dentro da nossa imaginação, como se fosse uma espécie de futurologia de uma dança que está prestes a acontecer.

• Ao imaginarmos o futuro, pensamos no passado e nas músicas e danças que vieram antes de nós e que estão em vias de extinção. A nossa proposta será trazermos estas danças para palco, inventando memórias de séculos passados ao som de músicas eternas. Seremos então um corpo pedra, imersas no desejo de provocar danças vindas da fantasia de tornar visível aquilo que secretamente imaginamos.     (Bruno Alexandre, 2022)

Este espetáculo será depois trabalhado em estúdio, no âmbito da Bolsa Educativa, com orientação de Ana Silva Marques.

> 7 abril (quinta-feira), 8 abril (sexta-feira) | 16h00 | Estúdio C3 / ESD

Criações II
Apresentações dos trabalhos coreográficos de alunos do 1º ano do curso de Licenciatura em Dança, no âmbito da unidade curricular ‘Estudos de Movimento II’, sob orientação de Fernando Crêspo e Cecília de Lima

> 7 abril (quinta-feira), 8 abril (sexta-feira) | 18h00 | Teatro Thalia (às Laranjeiras)

Infindo de Amélia Bentes
Criação coreográfica interpretada por alunos do 1º ano.

• lnfindo é a procura pela vivência intermitente, e a satisfação de encontrar o presente e atribuir-lhe significado. É construir determinadamente tudo o que é indeterminado e que, ao ocorrer, perpetua-se. É a atenção às ações, as constantes decisões efémeras que se encaixam, inconcebivelmente, no espetro fatal de tudo, são a composição do passado, são as causas do futuro. São um percurso uno, inalterado e inalterável. Nenhum de nós vive realmente o presente, não somos capazes de captar a ininterrupção do tempo. Apenas percecionamos o passado e perspetivamos o futuro. Vivemos mentalmente.     (Nuno Velosa, 2022)

> 7 abril (quinta-feira), 8 abril (sexta-feira) | 18h30 | Átrio C-1 / ESD

METAMORFOSES DE PÁSCOA E X SENHORX BARATA de Francisco Pedro
Criação coreográfica interpretada por alunos do 1º ano.

• Quando colocamos diferentes imagens - … - numa mesa, temos uma constante liberdade para modificar a sua configuração. Podemos fazer constelações. … Ao modificar a ordem, fazemos com que as imagens tomem posição.     (In Atlas – Como Llevar El Mundo A Cuestas? by Georges Didi -Huberman)

Classificação etária M/6

A entrada nos espetáculos é limitada à lotação das salas. O uso de máscara é obrigatório em todos os espetáculos.