2 bailarinas deitada em palco
Local: Escola Superior de Dança
Data do evento: 28 de Novembro de 2022 - 30 de Novembro de 2022

Festival InShadow | Competição Internacional de Documentário

De 15 de Novembro a 15 de Dezembro o InShadow - Lisbon ScreenDance Festival está de regresso à cidade de Lisboa e à Escola Superior de Dança.

Em mais uma edição do festival, a Escola Superior de Dança e a Vo'Arte (estrutura responsável pelo festival) associam-se uma vez mais numa parceria, já duradoura, e de grande referência no território da criação contemporânea transdisciplinar.

InShadow promove a criação contemporânea e imprime novos cruzamentos e olhares com destaque para a convergência entre a imagem e o corpo e processos de criação artística fundados na tecnologia

A Competição Internacional de Documentário reúne, na presente edição, um total de 18 filmes, provenientes de 12 países - o maior número de filmes e países em competição da história de uma categoria que, mais do que nunca, se assume como ilustrativa do panorama atual do documentário relacionado com a dança.

InShadow, o corpo imagina-se na sombra

(sessões exclusivas a alunos da ESD)

Sessão 1 | 28 NOV
2ª feira . 11h | Auditório A (Edifício A - Campus ISEL)

Step by Step, Andrew Margetson (UK) 5’

Medea in Barcelona – Thomas Noone dancing a myth, Stefanie Herrmannsdörfer, Wolfgang Horn (DE) 44’

Dancer's Calling, Clément Godet (FR) 46’

Sessão 2 | 29 NOV
3ª feira . 11h | Auditório A (Edifício A - Campus ISEL)

BROTHERS, Miguel C. Tavares (PT) 49’

Autopsy: Journey of a Creation, Henrique Pina (PT) 53’

Sessão 3 | 30 NOV
4ª feira . 16h | Auditório E (Edifício E - Campus ISEL)

Why We Fight?, Alain Platel, Mirjam Devriendt (BE) 97’

A Competição Internacional de Documentário surge de um olhar curatorial assente, tanto num apreço renovado pela força corporal e anímica da dança como motor cinético da construção cinematográfica, quanto da arte/prática do cinema enquanto agente reconfigurador da dança.

Festival INSHADOW - Lisbon ScreenDance Festival