foto sara lourenço
Local: Estúdios ESD
Data do evento: 27 de Março de 2023 - 31 de Março de 2023

Improvisação e Criação Coreográfica

O meu trabalho tem como objetivo desenvolver a autenticidade artística do bailarino, pesquisar novas tendências de movimentos, sensibilizar a importância de como se relacionar com a música/som e explorar a própria música corporal.
É um percurso que se centra no desenvolvimento do movimento "autêntico" pertencente a cada indivíduo, tentando libertá-lo do automatismo da forma e procurando uma sensação que o gere a um nível essencialmente intuitivo, para depois racionalizá-lo e fixá-lo num momento posterior.

Sara Lourenço é formada pela Escola Superior de Dança e, atualmente, é professora na Escola Accademia Nazional de Danza em Roma.
Esta semana visita-nos para lecionar Improvisção e Criação Coreográfica aos alunos das turmas do 2º e do 3º anos do curso de Licenciatura em Dança.
A sua presença na ESD surge no âmbito da mobilidade de docentes ERASMUS+ e acontece na semana de 27 a 31 de março.

Improvisação e Criação Coreográfica
27 a 31 de março 2023
Escola Superior de Dança

Fotografia de destaque do evento na homepage © Nuno Lima

foto sara lourenço

Sara Lourenço

Obteve o diploma de artes e espetáculo na Escola Superior de Dança, Lisboa, em 1995, seguido de uma pós-graduação em Interpretação e Coreografia na London Contemporary Dance School - The Place London.

A sua experiência profissional como bailarina teve início na Companhia Nacional de Bailado, continuando o seu percurso profissional em outras companhias como Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Companhia Ismael Guiser, São Paulo, Brasil, Korzo Theatre & Spui Theatre Den Haag em Haia, Staatstheater Saarbruecken na Alemanha.

Dançou repertório de inúmeros coreógrafos: Jiri Kylian, Marguerite Donlon, Christian Spuck, Martino Muller, Vasco Wellemkamp, Gagik Ismailian, Thom Stuart.
A sua carreira como coreógrafa começou no Teatro Korzo, em Haia. Coreografou para várias companhias, festivais e academias, incluindo a apresentação de uma criação "Pix-Els" para a Ópera de Gotemburgo, na Suécia.

Em 2006, entra para o corpo docente da ArtEZ Dance Academy, onde trabalhou como professora de dança clássica, improvisação e composição; é mentora de várias turmas e coordenadora do programa Erasmus.
Em 2014 tornou-se diretora artística e cofundadora da Academia Internacional de Dança de Roma.
Desde 2015 que trabalha como coreógrafa e professora de improvisação nas seguintes instituições: L’Academie Princess Grace, Monte Carlo, Mónaco; ArtEZ, Holanda; John Cranko Schule, Stuttgart, Alemanha; Academy of Northern Ballet, England; Balletschule theater Basel
International Ballet competition Varna, Bulgaria.

Em 2021 integra o corpo docente da Academia Nacional de Dança, em Roma, como professora de improvisação e composição coreográfica.  No ano académico 2022 fez parte do júri do concurso para o Prémio Roma Danza.