mulher envolta em panos a dançar
Local: Fábrica Braço de Prata
Data do evento: 29 de Abril de 2023 - 29 de Abril de 2023

(in)VISIBILITY

(in)VISIBILITY é um objeto artístico que resulta do projeto de investigação IDI&CA, Projeto PCI‐ICDI.

Dia 29 de abril, 21h00
Fábrica Braço de Prata - Lisboa

[Entrada Livre]

É um estudo físico sobre a ausência na presença.
É um mapa de orientação energética que permite ao intérprete sentir o que o corpo faz sem ter de se vigiar do exterior. É o fluir de uma prática que está muito presente no agora, enquanto o corpo se esquece de si próprio. Desarticular o organismo, apoiar a organicidade a fim de deixar as vibrações interiores serem notadas. Confiar na dinâmica do que é temporário e tomar consciência das inúmeras possibilidades do momento.
Uma reversibilidade entre o fora e o dentro – o próprio lugar da sensação. Reporta para sensações internas, que podem ou não ter identidade. Sensações sem rosto, tornando o corpo um foco de toda a expressão. Procurando uma identidade que pode estar em qualquer lado.
Uma vontade de liberdade, de nos olharmos para dentro, simplesmente sermos como somos. A necessidade de desvendar a identidade através do rosto passa, assim, para o resto, o corpo.
Amélia Bentes

Performance/ comunicação/exposição de fotografia de realidade aumentada/lançamento de uma revista

Direção e Coreografia: Amélia Bentes
Intérprete: Ana Moreno
Dramaturgia/Comunicação: Vítor Garcia
Música original ao vivo: Nuno Veiga
Cenário e Figurinos: Carlota Lagido
Assistência: Nuno Velosa, Maria Helena
Direção técnica: Raul Seguro/ Jon Luz
Exposição de fotografia: Joaquim Leal

Exposição recorre a técnicas de realidade aumentada.
*(Nota: a visualização dos conteúdos de realidade aumentada implica a instalação no telemóvel da app gratuita Artivive.)

Apoios: Centro de Artes de Marvila, Escola Superior de Dança/IPL, Fábrica Braço de Prata
Projeto promovido e financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa
IDI&CA - Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IPL/2022/PCI-ICDI_ESD)

Fotografia © Joaquim Leal