Pascoal Amaral
É licenciado em Dança pela Escola Superior de Dança, destacando no seu processo de formação o foco no desenvolvimento e estudo de contacto-improvisação e o estudo de práticas de movimento orientais que visam a unificação do corpo e da mente, nomeadamente de meditação (dinâmica e estática), de Tai Chi, de Kung Fu, de Qi Gong e de Yoga (Karma, Kriya e Raja).
É ainda doutorado em Educação, na especialidade em Educação para a Saúde, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, mestre em Saúde Pública e Desenvolvimento pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e especialista em Medicina Tradicional Chinesa. Em contexto de saúde, é diretor técnico das TNC na Clínica Médica Central, chefe de equipa clínica e coordenador de estágios clínicos no CCMTC. Recebeu da Direção-Geral do Ensino Superior a Bolsa por Mérito do ano letivo 2019/2020 e o Prémio Professor Doutor Francisco Cambournac pelo IHMT-UNL.
Para a compreensão da importância do estudo do movimento para a preservação da saúde geral do indivíduo e para o desenvolvimento da consciência holística do ser humano, no seu percurso de dança e de movimento destaca a importância das experiências vivenciadas com nomes como Alexandra Battaglia, Amélia Bentes, André de Campos, Ângelo Neto, Barbara Griggi, Bruno Alves, Bruno Duarte, Deolinda Fernandes, Esther Steinkogler, João Pereira, Jonas Lopes, Juvenal Banco, Mónica Figueiredo, Olga Roriz, Patrícia Henriques, Paulo Mei, Pedro Paz, Popeye Hong, Rita Carvalho, Stella Ho, Vítor Garcia, Willi Dorner, Yu Yang e Yan Teng.
Fotografia © acervo próprio
CIÊNCIAVITAE: https://www.cienciavitae.pt//pt/6416-3770-80C7
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8612-4933
Amaral, P., Fronteira, I. & Tomé, G. (2025). The mindfulness trait and socio-emotional level of education professionals: Profile of Portuguese participants in the European Hand in Hand project. Revista Portuguesa de Pedagogia, 59, 1-20. https://doi.org/10.14195/1647-8614_59_02
Amaral, P., Tomé, G., Fronteira, I., Amaral, R. & Pereira, T. (2024). Integração da educação socioemocional no ensino português: opinião e perceção dos agentes educativos. Sysiphus – Journal of Education, 12(2), 7-29. https://doi.org/10.25749/sis.33528
Amaral. P. (2024). Educação somática e práticas de mente-corpo orientais: integração de paradigmas ancestrais e modernos na sociedade portuguesa. Revista Estud(i)os de Dança, 2(1), 1-18. https://doi.org/10.53072/RED202401/00205
Amaral, P., & Pinheiro, D. (2022). Mindfulness: Instrumento para a promoção da saúde e do bem-estar na população portuguesa e desenvolvimento da literacia em Saúde. JIM - Jornal De Investigação Médica, 3(2), 57–76. Doi: https://doi.org/10.29073/jim.v3i2.664
Amaral, P. & Fronteira, I. (2021). Regulation of non-conventional therapies in Portugal: lessons learnt for strengthening human resources in health. Human Resources of Health. 19:114. Doi: https://doi.org/10.1186/s12960-021-00655-3