Passar para o conteúdo principal

Dançar uma Exposição: performance dos estudantes da ESD na Fundação Calouste Gulbenkian

performance jardim FCG, alunos em contraluz


Dançar uma Exposição:

Performance dos estudantes da ESD na Fundação Calouste Gulbenkian


Entre os Nossos Corpos, uma performance criada e interpretada por estudantes da Licenciatura em Dança, da Escola Superior de Dança, no âmbito da unidade curricular de Projeto em Interpretação III, construída através de um processo de colaboração de 4 meses, a partir da exposição Entre os vossos dentes das artistas Paula Rego e Adriana Varejão

Iniciada em fevereiro, com ensaios semanais e a vivência do espaço da exposição como um prolongamento da sala de aula, esta criação começou a ganhar forma a partir das obras de arte das artistas. 

Como se dança uma exposição? Como se dá forma e corpo às ressonâncias que as obras expostas criam em nós? De quantas maneiras se pode experienciar uma exposição? Estas foram perguntas que se foram respondendo com movimento, arriscando compor e ousando criar e dançar num espaço onde estamos habituados apenas a olhar. 
 

Esta performance inseriu-se no projeto de continuidade Dançar Arte, um projeto de cocriação entre a área de Educação, mediação e participação do CAM e a Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa.

Aconteceu no dia 21 junho 2025, na Fundação Calouste Gulbenkian, e partilhamos algumas das imagens da performance.
 

 

 

Fotografias: Francisco Romão Pereira