Margarida Belo Costa
É artista independente e tem desenvolvido, em simultâneo, o seu trabalho enquanto intérprete, coreógrafa e professora de dança.
É Licenciada e Mestre em Ensino da Dança pela ESD-IPL, e doutoranda em Estudos Artísticos - Arte e Mediações, NOVA-FCSH. No ano letivo 2010/2011 foi reconhecida com a Bolsa de Mérito pelo IPL. Em 2024, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural - pelo
Município das Caldas da Rainha.
Como intérprete, tem vindo a colaborar com várias entidades, com digressões nacionais e internacionais, destacando: Quórum Ballet, Teatro Mosca, Teatro Meridional, Teatro Nacional São Carlos, Companhia Paulo Ribeiro, Henrique Rodovalho, António Cabrita, São Castro, Marcos Morau - La Veronal, entre outros.
Como criadora, tem apresentado obras desde 2012, de forma independente, com Companhias de Dança profissionais, Escolas de Ensino Artístico Especializado, projetos multidisciplinares e de investigação. Relativamente a projetos no âmbito da formação profissional, destaca as criações para: EADCN, ESD.IPL, ELAV e RAMPA.2, uma produção do Convento São Francisco. Como criadora, no âmbito profissional, colaborou com a CaDA, com a obra “P.s. Carmen” (2018); com a CPBC, com “Promise” (2018), “Apperception Plotline” (2022) e “FRACTAL” (2024) uma produção RTP2 e CPBC.
Como criações independentes destaca: “displaced episodes” CCB (2015), “Our Last View” Itália (2019); “Faustless” (2020), “Renova”-Renova Art Commissions (2021), “Practices of Rebirth” (2023) e “VØID” apoiada pela Fundação GDA (2025).
Como professora é convidada a lecionar formações, cursos, workshops e masterclasses em escolas e companhias profissionais.