Bailarinos da Escola Superior de Dança interpretam “BISONTE: ReStage” no Teatro Camões

foto espetáculo bisonte

Depois de Paris assistir, em maio, ao restage da criação coreográfica de Marco da Silva Ferreira, no dia 16 de julho de 2022, foi a vez de Lisboa acolher e aplaudir fortemente, no Teatro Camões, “BISONTE: ReStage”.

Este espetáculo do coreógrafo português, considerado uma das maiores estrelas da dança contemporânea nacional, resultou da parceria entre a Escola Superior de Dança do Politécnico de Lisboa (ESD-IPL) e o Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, no âmbito da programação da Temporada Cruzada Portugal-França.

Doze bailarinos e bailarinas entre os/as quais Ana P. Silva, Francisca Poças, Luís de Oliveira e Mariana Tiago da ESD-IPL, interpretaram os materiais coreográficos moldados em 2019 para 6 performers, que foram agora amplificados. O espetáculo foi uma versão curta da partitura original, tendo sido realizada uma ponte entre o primeiro ato e o terceiro ato, levando para cena danças intensas, virtuosas e dominantes para falar sobre a identidade e a fragilidade nas relações humanas.

No final do espetáculo, a bailarina da ESD-IPL Francisca Poças, destacou a grande “oportunidade aos níveis profissional, artístico e pessoal”. Por sua vez, Ana P. Silva afirmou que esta experiência possibilitou a “partilha entre os alunos de ambas as instituições, criando uma experiência única e construtiva a nível artístico e pessoal”. Para Luís Oliveira este projeto foi uma “oportunidade de poder fazer parte da reinterpretação da peça BISONTE do Marco da Silva Ferreira”. Por fim, Mariana Tiago afirmou que esta foi sem dúvida, “uma experiência carregada de aprendizagens, união, amor e poder”.

Dar um impulso essencial à colaboração transnacional no domínio da formação e investigação em dança e diversificar os modelos de intercâmbio entre instituições do ensino superior foram os pilares do projeto Novas Conexões/New Links, que integrou a Programação da Temporada Cruzada Portugal-França 2022 e juntou as referidas instituições portuguesa e francesa. Para Madalena Xavier, coordenadora do referido projeto, “este, permitiu-nos, uma vez mais, afirmar um modelo de formação totalmente permeável à integração de estudantes em projetos artísticos profissionais, como um paradigma para os cursos da ESD.”

BISONTE:ReStage, Teatro Camões, Lisboa

Imagens de DS/GCI IPL