Candidaturas ACE Challenge 2023: até 25 de junho

imagem oficial ACE com coração

Candidaturas ACE Challenge 2023: até 25 de junho

Está a decorrer, até 25 de junho, a fase de candidaturas à 2.ª edição do ACE Challenge, concurso de ideias, que pretende fomentar uma cultura empreendedora e abrir caminho à criatividade associada a ideias inovadoras e à valorização do conhecimento. A iniciativa do Politécnico de Lisboa está integrada na ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo.

A ACE Challenge passa pela apresentação de candidaturas – de 26 de maio a 25 de junho - e culmina, após uma pré-seleção, com a escolha dos projetos, no dia 14 de julho pelo júri constituído por elementos da CGD, DELTA, Politec&ID e Politécnico de Lisboa.

Os objetivos passam por promover e formar para o empreendedorismo, desenvolver planos de vocação empresarial, avaliar e premiar os melhores projetos desenvolvidos, procurando fomentar a cultura empreendedora, a criatividade associada a ideias inovadoras e a valorização do conhecimento.

A candidatura é feita online, através do preenchimento do formulário, anexando os cv do promotor e co-promotores e usando a ferramenta de avaliação de projetos do IAPMEI (5 anos de exploração), que vão ser submetidos a avaliação e permitem fazer uma pré-seleção das candidaturas e uma apresentação das apuradas, em formato elevator pitch, ao júri do ACE Challenge.

Os prémios do concurso ACE Challenge são disponibilizados em duas frações: a primeira, correspondendo a 50% do seu montante global, será entregue na cerimónia pública de encerramento do concurso a decorrer nas instalações do Politécnico de Lisboa ou de outra IE do consórcio/programa ACE. Os restantes 50% são entregues com a apresentação da cópia da declaração de início de atividade ou uma cópia de um documento comprovativo da transferência de produto/tecnologia ou do desenvolvimento do produto ou serviço, até ao fim do segundo ano após o ano da realização do concurso, comprovando a implementação empresarial do projeto.

Como fazer a candidatura

A apresentação de candidaturas ao ACE Challenge está a decorrer, online, até 25 de junho.

A fase seguinte consiste na pré-seleção das candidaturas a que se segue a avaliação dos projetos apurados, que vai acontecer a 14 de julho, com uma apresentação ao júri constituído por elementos da Caixa Geral de Depósitos, DELTA, Politec&ID e Politécnico de Lisboa.

Os prémios atribuídos aos projetos vencedores são patrocinados pelas entidades representadas no júri:

1.º lugar | CGD, no valor de 2000€
2.º lugar | Delta, no valor de 1500€
3.º lugar | POLITEC&ID, no valor de 1000€

Os vencedores do ACE Challenge são automaticamente selecionados para a iniciativa Born From Knowledge, promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

O Politécnico de Lisboa apoia, ativamente, as ideias dos seus estudantes, através do estímulo do espírito empreendedor possível com o envolvimento e disponibilidade dos professores das Escola e apostando no desenvolvimento de projetos e de uma cultura de empreendedorismo na academia, sendo este um eixo estratégico da instituição, determinante para o crescimento e sucesso do ensino superior e da formação.

Para mais esclarecimentos: ace@sp.ipl.pt