Escolas do IPL têm novos espaços de apoio psicológico

estudantes sentadas em secretária a ler

Escolas do IPL têm novos espaços de apoio psicológico

Com o objetivo de reforçar as estruturas de promoção da saúde mental e bem-estar no Politécnico de Lisboa, foram criados serviços de apoio psicológico e educativo, em cada uma das Escolas do IPL.

Nestes espaços, que funcionam com a coordenação dos Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE), dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SAS-IPL), os estudantes podem contar com o apoio de uma equipa especializada em diversas situações:

• Aconselhamento psicológico - acompanhamento em consulta individual, ou em pequeno grupo, de problemáticas pessoais (p. ex., mudança de curso, aconselhamento de carreira).
  • Inclusão académica - colaboração no apoio aos estudantes com necessidades educativas específicas, aos estudantes deslocados e a outras situações de vida que configurem vulnerabilidade acrescida na adaptação ao ensino superior;
  • Desenvolvimento académico - dinamização de iniciativas de promoção de competências necessárias ao sucesso no curso e na transição para fases de vida subsequentes (motivação e métodos para o estudo; ajustamento socioemocional; planeamento e tomada de decisão de carreira);

Para fazer um agendamento nos Serviços de Apoio Psicológico e Educativo, os estudantes devem preencher o formulário online ou contactar, através de email, os serviços de cada uma das Escolas:

Serviços das escolas

Serviço E-mail
SAPE-ESCS                      sape.escs@sas.ipl.pt
SAPE-ESELx sape.eselx@sas.ipl.pt
SAPE-ISCAL sape.iscal@sas.ipl.pt
SAPE-ESTeSL sape.estesl@sas.ipl.pt
SAPE-ESD sape.esd@sas.ipl.pt
SAPE-ESML sape.esml@sas.ipl.pt
SAPE-ESTC sape.estc@sas.ipl.pt

Relativamente ao Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), existe um Espaço de Apoio ao Aluno, que pode ser contactado através do email: psicologo@isel.pt.

Estes novos espaços vão funcionar em colaboração com as Presidências/Direções, Conselhos Pedagógicos e Associações de Estudantes das Escolas, bem como com outros projetos já em funcionamento, como é o caso do Programa Mentori@IPL.

O reforço da oferta dos Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE-SAS) do IPL enquadra-se no âmbito do projeto “Fazemos a diferença@IPL”, financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), que pretende contribuir para o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos estudantes, em particular, de 1º ano dos cursos de 1º ciclo, à promoção do seu sucesso académico e prevenção do abandono.

Relembramos que complementarmente aos SAPE-SAS, que dão resposta às solicitações dos Estudantes, o Serviço de Saúde Ocupacional do IPL (SSO-IPL) disponibiliza consultas de psicologia para docentes e não docentes dos IPL (saude.ocupacional@ipl.pt).