Passar para o conteúdo principal

Candidatos - Licenciatura em dança - Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso

Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso


1ª Fase - 4 vagas

Candidaturas (online): 14 a 28 de junho de 2022
Provas práticas: início a 19 de julho de 2022
Afixação dos resultados das provas práticas: até 22 de julho de 2022
Afixação dos resultados finais: 30 de agosto de 2022
Pagamentos relativos à inscrição: 03 a 06 de setembro de 2022
Inscrição às unidades curriculares: 03 a 06 de setembro de 2022


2ª Fase - 4 vagas (sobrantes da 1ª fase)
(apenas Regime de Mudança de Par Instituição/Curso)

Candidaturas (online): 08 a 10 de setembro de 2022
Provas práticas: início a 14 de setembro de 2022
Afixação dos resultados das provas práticas: 16 de setembro de 2022
Afixação dos resultados finais: 19 de setembro de 2022
Pagamentos relativos à inscrição: 20 de setembro de 2022
Inscrição às unidades curriculares: 20 de setembro de 2022

 

3ª Fase - 4 vagas (sobrantes das fases anteriores)
(apenas Regime de Mudança de Par Instituição/Curso)

Candidaturas (online): 22 a 25 de setembro de 2022
Provas práticas: 26 de setembro de 2022 às 16h (Comparecer sff às 15h30 no Edifício C)
Afixação dos resultados das provas práticas: 27 de setembro de 2022
Afixação dos resultados finais: 27 de setembro de 2022
Pagamentos relativos à inscrição: 28 de setembro de 2022
Inscrição às unidades curriculares: 28 de setembro de 2022

 

Efetuar candidatura

Instruções para Candidatura online

Para qualquer esclarecimento poderá enviar um email para: secretaria@esd.ipl.pt

Edital de Matrícula e Inscrições 2022/2023 - Licenciatura em Dança

Edital tempo parcial 2022-2023  

 

Legislação aplicável
Portaria 181-D/2015 de 19 de junho 
Regulamento dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso da ESD


Nº de vagas: 4


Pré-requisitos
A Deliberação n.º 253/2017, de 03/04, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo 2018/2019.


Regime de Reingresso
1 - Reingresso é o ato pelo qual um estudante, após interrupção dos estudos num par instituição/curso de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou no curso que lhe tenha sucedido. 2 - Pode requerer o reingresso num par instituição/curso o estudante que tenha estado matriculado e inscrito nesse par instituição/curso ou em par que o tenha antecedido, ou que não tenha estado inscrito nesse par instituição/curso no ano letivo anterior àquele em que pretende reingressar. 3 - O reingresso não está sujeito a limitações quantitativas nem a provas de seleção.


Instrução do Processo de Candidatura (documentos a anexar ao processo de candidatura online):

  • - Documento de Identificação [Cartão de Cidadão ou Passaporte]
  • - Cartão de Identificação Fiscal [caso não seja titular do Cartão de Cidadão]
  • - Fotografia tipo passe a cores [em formato jpeg.]
  • - 63€ (sessenta e três euros euros), como emolumento de candidatura do pedido de reingresso no Concurso Local de Acesso
  • - O pagamento é efetuado através de referência multibanco que será disponibilizada


Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso

  • 1 - Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição.
  • 2 - A mudança de par instituição/curso pode ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.
  • 3 - Podem requerer a mudança de par instituição/curso os estudantes que:
    • a) Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
    • b) Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para o Curso de Licenciatura em Dança da ESD, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
    • c) Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela ESD, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
  • 4 - O regime de mudança de par instituição/curso aplica-se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído. Para os estudantes titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português a condição estabelecida pelas alíneas b) e c) pode ser satisfeita através da aplicação do artigo 20.ºA do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de setembro, na sua redação atual.
     

Instrução do Processo de Candidatura (documentos a anexar ao processo de candidatura online):

  • - Cópia do Cartão de Cidadão ou outro documento de identificação (opcional)
  • - Fotografia tipo passe a cores [em formato jpeg.]
  • - Certificado de matrícula numa instituição do ensino superior
  • - Documento comprovativo de que realizou as provas de ingresso exigidas para o par instituição/curso para que requer a mudança
  • - Declaração de cumprimento de pagamento de propinas na instituição de ensino superior de origem
  • - Documento comprovativo de não caducidade da matrícula por força do regime de prescrições, na instituição de origem, no ano letivo imediatamente anterior ao da candidatura
  • - Carta de motivação
  • - Currículo escolar e profissional, acompanhado dos respetivos comprovativos
  • - Pré-requisito Grupo A — ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia — comprovados mediante declaração médica, sob a forma de resposta a um questionário, conforme modelo indicado pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, fornecido pela Escola - Comunicação Interpessoal
  • - Boletim Individual de Saúde
  • - 63€ (sessenta e três euros), como emolumento de candidatura ao regime de mudança de par intuição/curso. O pagamento ser efetuado através de referência multibanco que será disponibilizada


Estudantes que ingressaram através de modalidades especiais de acesso

1 - Para os estudantes que ingressaram no ensino superior através das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, reguladas pelo Decreto -Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto –Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, a condição estabelecida nas alíneas b) e c) do ponto 4 do pode ser substituída pela aplicação do n.º 3 do artigo 12.º do referido Decreto-Lei. 2 - Para os estudantes internacionais, a condição estabelecida nas alíneas b) e c) do ponto 4 pode ser substituída pela aplicação do disposto nos artigos 5.º e 6.º do Decreto -Lei n.º 6/2014, de 10 de março, alterado pelo Decreto -Lei n.º 113/2014, de 16 de julho.


Provas de seleção
Os candidatos a mudança de par instituição/curso estão sujeitos à realização cumulativa das seguintes provas de seleção:

  • a) Provas práticas;
  • b) Apreciação do currículo escolar e profissional;
  • c) Entrevista


Provas práticas As provas práticas têm como objetivo avaliar os conhecimentos específicos do candidato em dança e compreendem:

  • a) Uma prova de técnica de dança com exercícios de técnica de dança clássica, contemporâneo e repertório;
  • b) Exercícios práticos de resposta criativa;
  • c) Uma prova de composição coreográfica, mediante apresentação de um trabalho composto e dançado pelo candidato com a duração entre 2 e 4 minutos, com ou sem acompanhamento musical.


O resultado final das provas práticas prestadas traduz-se numa classificação, na escala de 0 a 20 valores, calculada de acordo com a seguinte fórmula:

  • (8xPtd + 3xPrc + 9xPcc)/20 em que:
    • Ptd - é a classificação da prova de técnica de dança;
    • Prc - é a classificação da prova de resposta criativa;
    • Pcc - é a classificação da prova de composição coreográfica.


Os candidatos que não obtenham a classificação mínima de 9,5 valores nas provas práticas são excluídos.


Apreciação do currículo escolar e profissional
A apreciação do currículo escolar e profissional do candidato destina-se a avaliar o nível de preparação por ele adquirido ao longo da vida, em resultado de formação ou de experiência, para a frequência de um curso superior na área da Dança.


Entrevista
A entrevista destina-se a:

  • a) Aclarar aspetos do currículo escolar e profissional do candidato;
  • b) Apreciar e discutir as motivações apresentadas pelo candidato para a escolha deste curso superior e as suas perspetivas de realização profissional futura;
  • c) Fornecer ao candidato informação sobre o curso, seu plano, exigências e saídas profissionais.

A apreciação resultante da entrevista deve ser reduzida a escrito e integrada no processo individual do candidato.


Classificação final e seriação
Às classificações das provas serão atribuídas as seguintes percentagens, para efeitos de classificação final:

  • Provas práticas - 60 %;
  • Currículo escolar e profissional - 20 %;
  • Entrevista - 20 %.

A decisão de aprovação traduz-se numa classificação no intervalo de 10-20 da escala numérica inteira 0-20 e é o resultado da média ponderada indicada para classificações obtidas nas provas práticas de dança, na avaliação do currículo escolar e profissional e na entrevista. As pautas de classificação final serão afixadas e divulgadas nas instalações da ESD, em local visível e próprio para o efeito, e no sítio da Internet.
Propinas e emolumentos - 2022/2023


Propinas e emolumentos - 2022/2023
Propina: €697,00
Candidaturas: €63,00 (regime de mudança de para instituição/curso) | €40,00 (regime de reingresso)
Inscrição/matrícula: €40,00
Seguro:€2,50