Passar para o conteúdo principal
ESD - Licenciatura

[O curso de Licenciatura em Dança foi acreditado pela A3ES, conforme relatório da avaliação publicado a 1 de março de 2018]
 

A Licenciatura em Dança oferece uma formação centrada na prática e na experiência artística, com vista ao desenvolvimento das capacidades técnicas, artísticas, criativas e performativas dos estudantes, com o propósito de os conduzir a uma autonomia individual e à capacidade de trabalhar em equipa.

Pretende, também, estimular a reflexão e a contextualização da prática artística, com base num desenvolvimento da sensibilidade pedagógica e da capacidade de agir artisticamente na comunidade.

São, pois, objetivos do curso:

(1) Formar intérpretes/criadores em Dança, com as competências teóricas, práticas e técnicas que são exigidas pelo tecido artístico e profissional contemporâneo – criatividade, autonomia, capacidade de análise, de pesquisa e de fundamentação.

(2) Desenvolver das competências pedagógicas e metodológicas necessárias para a criação de projetos de sensibilização artística com as comunidades não profissionais, públicos juvenis e em ambiente escolar.


Organização do Curso

O Curso de Licenciatura organiza-se em 6 Blocos de aulas regulares e 6 Ciclos de apresentações de espetáculos.

Em cada Bloco, durante de 5 semanas consecutivas, os estudantes adquirem conhecimentos das áreas científicas de Análise e Contexto e de Interpretação/Criação. Durante este período, os estudantes terão também a oportunidade de trabalhar com diversos artistas e profissionais do mundo do espetáculo através da realização de workshops e masterclasses.

Na área científica de Análise e Contexto desenvolvem-se os estudos teóricos e teórico-práticos que incluem matérias como a apreciação de dança, a história e os estudos da dança, a análise de movimento e a utilização de vocabulários de movimento, estudos e análise de música, a anatomofisiologia e a cinesiologia, as metodologias e a pedagogia da dança, a antropologia da dança, entre outras.

A área científica de Interpretação/Criação centra-se nos estudos teórico-práticos e laboratoriais que inclui as técnicas de dança e de movimento, o estudo e prática do repertório, os estudos de movimento, a improvisação, a interpretação e a composição coreográfica.

Nas semanas de Ciclo, que se sucedem a cada Bloco, os estudantes apresentam, no âmbito da área científica de Projeto, os trabalhos de criação e interpretação de obras coreográficas desenvolvidas de forma autónoma ou por professores e/ou coreógrafos. As apresentações dos espetáculos decorrem, fundamentalmente, em teatros e auditórios, um pouco por todo o país.

Na área científica de Projeto é promovida a realização e/ou apresentação de projetos de interpretação e a interação com o meio artístico profissional (companhias, estruturas artísticas e equipamentos culturais) e com a comunidade. Procura-se, também, o desenvolvimento de competências necessárias para incrementar projetos de sensibilização artística em contextos não profissionais (juvenis, em ambiente escolar, ou outros), bem como a abordagem a matérias complementares à área da interpretação/criação, nomeadamente: teatro, voz, figurinos, maquilhagem e caracterização, espaço cénico e produção de espetáculo e estratégica.


Protocolos de Cooperação

Materiais Diversos
Quinzena de Dança de Almada

Vo’ArteFestival Inshadow
Metadança Festival de Artes Performativas

GED – Grupo Experimental de Dança
Grupo Plural – Fundação Liga
Fundação Calouste Gulbenkian
Companhia de Dança de Almada
Dança em Diálogos
Castelo de São Jorge
Unitygate
Opart / Estúdios Victor Cordon
Compota – sentidosilimitados
Criarte – by Jovens Cascais
Centro Cultural de Belém

 

Perfil dos Candidatos

A Licenciatura em Dança dirige-se a todos os que pretendam desenvolver competências, fundamentalmente, ao nível da criação e interpretação. Poderão candidatar-se ao Curso de Licenciatura em Dança os Portadores do 12º ano, Maiores de 23 anos, Titulares de Cursos Superiores e Mudança de Par/instituição, que serão alvo de uma audição como pré-requisito de entrada.


Creditação de formação certificada ou experiência profissional

A creditação consiste no processo, incluindo o ato administrativo que dele resulta, pelo qual são validadas e aferidas as competências relevantes cuja aquisição foi demonstrada pelo requerente, e são traduzidas num número determinado de créditos ECTS (European Credit Transfer System).

O estudante pode pedir creditação por Formação Certificada e Experiência Profissional.


Trabalhadores-Estudantes

O estudante pode requerer estatuto Trabalhador-Estudante e mediante a realização de “Contrato Pedagógico — Trabalhador-Estudante” garantir a consecução dos objetivos da unidade curricular e a possibilidade de avaliação.

 

Documentos

Plano de Estudos

Anual
Title ECTS Horas Área cientifica
Análise e Notação de Movimento 2.00 50 Educação
2.º Semestre
Title ECTS Horas Área cientifica
Cinesiologia 2.00
Estudos de Movimento II 4.00
História da Dança e do Ballet 3.00
3.º Semestre
Title ECTS Horas Área cientifica
História da Dança Contemporânea 3.00
Improvisação II 2.00
Metodologias e Pedagogias I 3.00
5.º Semestre
Title ECTS Horas Área cientifica
Antropologia da Dança 2.00
Composição III 4.00
Técnicas de Dança V 8.00
Estudos de Repertório Português 3.00
1.º Semestre
Title ECTS Horas Área cientifica
Técnicas de Dança I 8.00
Análise de Vocabulário I 3.00
Projeto I 4.00
Anatomofisiologia 3.00
4.º Semestre
Title ECTS Horas Área cientifica
Projeto IV 4.00