Lettering Ciclo5 23-24
Data do evento: 06 de Maio de 2024 - 11 de Maio de 2024

Ciclo 5 – 2023/24

Espetáculos dos alunos do curso de Licenciatura em Dança da ESD

Na semana de 6 a 11 de maio a ESD apresenta inúmeros espetáculos que integram o nosso Ciclo 5, e que acontecem em diferentes espaços e cidades. Os alunos da Escola Superior de Dança voltam novamente a palco para apresentarem o resultado de mais um período de trabalho intenso, preenchido e desafiante.

O Ciclo 5  integra criações e interpretações dos alunos do 1º, 2º e 3º ano da Licenciatura em Dança, e acontece em Lisboa, nos Estúdios da ESD, nos Estúdios Victor Córdon (EVC) e no Castelo de São Jorge, nas Caldas da Rainha, no Centro Cultural e de Congressos. Todos nossos parceiros e que nos acolhem.

Nos dias 17 e 18 de maio a ESD apresenta-se ainda no Centro Cultural de Belém (Black Box) com duas novas criações dos docentes Tiago Cadete e Fernando Crêspo.

Todos os espetáculos têm entrada livre.

> 9 de maio | 10h30 + 15h00

Centro Cultural e de Congressos, Caldas da Rainha

DE ONDE VIM ? PARA ONDE VOU?  | criação de João Fernandes com interpretação dos estudantes do 2º ano (Turma 42)

A Escola Superior de Dança apresenta uma peça coreográfica para o público infantojuvenil que levará quem assiste a questionar-se sobre que rumo poderemos ter quando pensamos de onde viemos e para onde poderemos ir. Pretende-se promover uma atividade cultural que possa conduzir o pensamento do público, sobre o tema da peça, ao mesmo tempo que este ficará envolvido por uma multiplicidade de estímulos dos corpos que dançam e interpretam ideias pelo movimento.

Após se assistir à peça coreográfica, o público é convidado a participar numa aula interativa (Bolsa Educativa) com os intérpretes que estiveram em palco. Durante esta aula, o público-alvo será encorajado a refletir sobre o espetáculo, a experimentar os movimentos apresentados e a explorar a sua própria criatividade.

Esta atividade e a conjugação de dois momentos distintos que se complementam (Peça Coreográfica e Bolsa Educativa) é uma oportunidade para os jovens espectadores mergulharem na arte da dança, enquanto desenvolvem habilidades de pensamento crítico e expressão pessoal através da dança como atividade artístico-pedagógica.

> 9 e 10 de maio | 15h00
   Estúdio C3, ESD (Edifício C - Piso 4)

NOVAS PEQUENAS CRIAÇÕES de Estudos de Movimento II  | 1º ano (Turma 21), orientação de Cecília de Lima

Os trabalhos a apresentar foram criados pelos alunos do 1º ano (turma 21) no âmbito da disciplina de Estudos de Movimento II, os quais foram desenvolvidos a partir dos seguintes temas de estudo:
Limites, Risco e Resistência na relação do movimento com linguagem sonora e
Limites, Risco e Resistência na relação do movimento com figurinos / adereço

> 10 de maio | 11h00 + 14h00 + 16h00
   Castelo de São Jorge, Lisboa

AS MURALHAS DE LISBOA! | alunos finalistas da Licenciatura em Dança sob orientação de Francisco Pedro

Com início na porta do Norte

Entre oliveiras, pinheiros-mansos, sobreiros, laranjeiras, cedros-do-Buçaco, alfarrobeiras, amoreiras, ciprestes, paineiras, jacarandás e as suas sementes, pombos domésticos, morcegos-de-ferradura-pequeno, melros, morcegos-anões, rolas-turcas, morcegos-pigmeus, pardais, morcegos-orelhudos-cinzentos, periquitos de colar, morcegos-de-peluche, chapins reais, morcegos-rabudos e pavões indianos irão subir e descer o fosso, olhar para as muralhas e tentar ver para além delas!
Por entre a porta norte e o caminho dos leões, saltando de flora em flora, a fauna irá deambular, por entre o verde, onde nascem as muralhas

> 11 de maio | 16h00
   Estúdios Victor Córdon, Lisboa

COMPOSITORES(AS) & COREÓGRAFOS(AS) | alunos finalistas da Licenciatura em Dança

Na sua sétima edição, o Programa Jovens Compositores continua a promover o espírito colaborativo e a potenciar interações entre artistas em processos de criação, focando-se desta vez nas áreas artísticas da Composição, Escrita e Coreografia.

> 17 de maio | 19h00
   18 de maio | 21h00

Black-Box, Centro Cultural de Belém, Lisboa

O quinto ciclo de espetáculos e apresentações da Escola Superior de Dança (2023/2024) na Black Box do CCB, contemplam duas criações coreográficas de Tiago Cadete e Fernando Crêspo, respetivamente.
Os trabalhos coreográficos serão interpretados por estudantes do 1.º ano do curso de Licenciatura em Dança.

RAPSÓDIA | criação de Tiago Cadete com interpretação dos estudantes do 1º ano (Turma 23)

A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações, seja internamente no cérebro ou externamente em dispositivos artificiais. Ela envolve o armazenamento de informações obtidas através de experiências vividas ou ouvidas e requer grande quantidade de energia mental, deteriorando-se com a idade. Os neurocientistas distinguem entre memória declarativa e não-declarativa, sendo a primeira relacionada ao saber que algo ocorreu e a segunda ao como isso aconteceu. RAPSÓDIA, explora através da escolha de uma música, esses dois tipos de memória, sendo o público parte dessa rememoração coletiva.

FORA DO OUTRO / DENTRO DAQUILO / FORA DE MIM  | criação de Fernando Crêspo com interpretação dos estudantes do 1º ano (Turma 22)

Bilheteiras:

Classificação etária M/6