foto de andré lepecki
Local: TBA - Teatro Bairro Alto
Data do evento: 27 de Março de 2023 - 31 de Março de 2023

Laboratório de Investigação em Práticas Coreográficas

Neste encontro, propõe‐se a criação provisória de um chão comum a partir de 5 textos dos/as seguintes autores/as: Édouard Glissant, Christina Sharpe, Arseli Dokumaci, Paul Preciado e Giorgio Agamben.
Esse chão‐proposta, esse chão inter‐textual, não quer de modo algum tornar‐se em uma “zona exclusiva,” ou “território.” Na verdade, os 5 textos demarcam apenas um local de encontro, uma zona de convergência. Aglutinam apenas para que depois, e graças ao facto de serem chão, possamos partir para derivas e desvios. Ir por aí. Desatar a correr. Ou ficar parades. E pensar e conversar sobre o que podem estes textos nos ajudar a conceber artisticamente, coreograficamente, imaginativamente, politicamente, poeticamente. Ou seja, trata‐se de um encontro onde “teoria” opera simultaneamente enquanto matéria e dimensão. Sempre tendo a dança como horizonte.

Na semana de 27 a 31 de março o Professor André Lepecki está a lecionar a unidade curricular de Laboratório de Investigação em Práticas Coreográficas no Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais.

Esta unidade curricular visa a consolidação de competências de aplicação prática de conceitos ligados à pesquisa, à investigação e à implementação de projetos no âmbito da criação coreográfica contemporânea.
Este Programa Intensivo tem lugar no TBA.

Programa Intensivo IV
27 a 31 de março 2023
TBA - Teatro Bairro Alto

Fotografia de destaque do evento na homepage © Rute Violante

foto andre lepecki

André Lepecki

É ensaísta e curador independente, residente em Nova Iorque. Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Estudos da Performance na TISCH School of the arts da New York University.
Doutorado pela NYU.

Editor de várias antologias em teoria da dança e da performance.
Foi diretor de festivais e criou projetos para HKW-Berlin, MoMA-Warsaw, MoMA OS1, Hayward Gallery, Haus der Künst-Munich, Sydney Biennial 2016, entre outras instituições.
Autor de Exhausting Dance: performance and the politics of movement (2006, publicado em treze línguas) e de Singularities: dance in the age of performance (2016).

Nos anos de 1980 e 1990, foi dramaturgista dos coreógrafos Vera Mantero, João Fiadeiro, Francisco Camacho e Meg Stuart/Damaged Goods. Premiado em 2008 com o prémio “Best Performance” da Association Internationale des Critiques d’Art (Secção EUA), pela direção e co-curadoria do “redoing” autorizado de 18 Happenings in 6 Parts de Allan Kaprow (comissariado pela Haus der Kunst Munich 2006 eapresentado na PERFORMA 07).

Desde 2003 que tem colaborado em diversas “ações” da artista e performer Eleonora Fabião.

Barra logos PRR