pintura mural desconhecida
Local: ESD | Átrio C-1
Data do evento: 12 de Outubro de 2022 - 12 de Outubro de 2022

Como os artistas podem se juntar aos educadores?

Como as iniciativas pedagógicas e as práticas artísticas podem se tornar aliadas na promoção da partilha sensível e do pensamento crítico?
Como a dança pode traduzir e promover novas plataformas de experiência?

Esta masterclasse com o coreógrafo brasileiro Gustavo Ciríaco convida os alunos da Escola Superior de Dança a conhecer o processo de criação, elaboração e experimentação da sua próxima peça AMANHÃS DE ONTEM. O projeto interessa-se em fazer a dança conversar com os processos iniciais de aprendizado do indivíduo (o jardim da infância e a alfabetização). Duas estratégias pedagógicas de referência orientam-nos nessa viagem. De um lado, o teórico alemão Friedrich Fröbel, inventor do jardim de infância e o seu uso do jogo como ferramenta fundamental para o aprendizado. De outro, o renomado educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, defensor de uma pedagogia crítica, em que o aprendiz é considerado cocriador de conhecimento.

O jardim de infância foi uma iniciativa educacional surgida na Alemanha em 1837, que defendia a educação de crianças pequenas através de brincadeiras criativas, imaginativas e espontâneas. Através de atividades e jogos, o ambiente e a dinâmica das crianças foram introduzidos no processo de aprendizagem. Ao enfatizar fazer ao invés da comunicação verbal das coisas, Fröbel defendeu que a mente cresce através da auto-revelação, possibilitada com brincadeiras lúdicas de aprendizado como blocos de construção, bolas de fio, cubo mágico, que ele chamou de Presentes (gifts) e atividades de aprendizagem que ele chamou de Ocupações (occupations), como tecer, desenhar, dobrar papel, entalhar madeira, entre outros. Os presentes (gifts) levavam a descobrir, daí aos insights, as Ocupações à invenção, portanto ao poder.

Para Paulo Freire, a educação serve a homens e mulheres para ganhar acesso crítico ao mundo em que vivem, ao adotar e usar as próprias referências e contextos dos alunos como base do processo de alfabetização. Engajado com a alfabetização de adultos empobrecidos como forma de promover a dignidade humana para pessoas oprimidas, Freire defendia a consciência de ler uma palavra, como ler o mundo. O método revolucionário de Freire tornou-se mundialmente famoso.

Buscando interligar ambos os universos pedagógicos, o projeto utiliza a dança como instância de conhecimento, a fim de investigar, executar e explorar os princípios educacionais que fundaram ambas as pedagogias.

Masterclass com Gustavo Ciríaco
12 outubro 2022 | 11h00 - 12h30 | Átrio C-1

Parceria: Escola Superior de Dança e Materiais Diversos

foto de gustavo ciriaco

Gustavo Ciríaco, Rio de Janeiro

Coreógrafo e artista transdisciplinar que transita entre a dança e as artes visuais, passando por projetos expositivos e intervenções onde a experiência é o motor da partilha com o público. Com um caráter site-specific, as suas obras fomentam o diálogo entre contexto e arquitetura, geografia e habitação, realidade e ficção, numa pesquisa contínua sobre os campos extensivos da arte de fazer danças. Suas obras foram vistas em festivais e centros de artes como Crossing the Line/Nova Iorque; Casa Encendida/Madri; Museu Serralves/Porto; SESC São Paulo, Itaú Cultural/São Paulo; Mercat de Flors/Barcelona; Al-Mammal Foundation/Jerusalém; Tokyo Wonder Site/Tóquio; Digital Art Center/Taipé; Haus der Kulturen der Welt/Berlim; CCBB; Panorama/Rio de Janeiro; FADJR/Teerão; Nave/Santiago; San Art/Saigão; Bellas Artes Projects/Manila; Battersea Arts Centre, Chelsea Theatre/Londres; Frankfurt Schauspiel/Francoforte, entre outros.

www.gustavociria.co

Fotografias © Gustavo Ciríaco, Ariana Jordão