Passar para o conteúdo principal
pescadores a dançar
Local: Escadaria Principal - Fundação Calouste Gulbenkian
Data do evento: 03 de Dezembro de 2023 - 03 de Dezembro de 2023

Nazaré

de Francis Graça para o grupo de Bailados Portugueses Verde Gaio
por Cristina Graça com a Escola Superior de Dança

 

03 dez 2023    DOMINGO, 17:30
03 dez 2023    DOMINGO, 19:00

Escadaria Principal
Fundação Calouste Gulbenkian

Duração: 20 min.

Entrada gratuita
Mediante levantamento de bilhete duas horas antes do início do evento

 

Nazaré
(1948), do grupo de Bailados Portugueses Verde Gaio, tem coreografia e argumento de Francis Graça, música de Frederico de Freitas e cenário e figurinos de José Barbosa. Este bailado dá continuidade ao processo de estilização e estetização da portugalidade levado a cabo pelo Estado Novo a partir de 1935, num esforço de projetar interna e externamente a imagem moderna de um Portugal de gente simples, devota e trabalhadora. Nesta perspetiva, Nazaré conta, em forma de movimento, os amores e desamores de jovens pescadores e das suas companheiras, a que não são alheias a tragédia e a perda de vidas pela violência do mar.


Imagem: Francis Graça e Ruth Walden em Nazaré, grupo de Bailados Portugueses Verde Gaio,1948. Cortesia da Fundação António Quadros.

 

Inserida na programação do ciclo dança não dança, uma das mais emblemáticas obras do grupo de Bailados Portugueses Verde Gaio, coreografada por Francis Graça em 1948, é reinterpretada por alunos da Escola Superior de Dança, a partir de um registo videográfico quase integral, adaptado para a câmara.

 

CRISTINA GRAÇA

Cristina Graça é professora na Escola Superior de Dança desde 2003. Foi professora na Escola de Dança do Conservatório Nacional e nos Cursos de Dança da Companhia Nacional de Bailado. Colaborou com o Teatro A Comuna, como professora de dança e coreógrafa. Coreografou para a Companhia de Dança da Madeira e tem criado pequenas peças para estudantes da Escola Superior de Dança.

FRANCIS GRAÇA

Francis Graça (1902 — 1980), foi bailarino e coreógrafo, renovador do teatro de revista dos anos 1930 em Lisboa e coreógrafo principal dos Bailados Portugueses Verde-Gaio na sua fase inicial, entre 1940 e 1950.


FICHA TÉCNICA

Argumento e coreografia
Francis Graça

Música
Frederico de Freitas

Cenário e figurinos
José Barbosa

Bailarinos da estreia
Francis Graça, Ruth Walden, Helena Miranda, Dídia Maria, Ernestina de Carvalho, Isabel Santa-Rosa, Constante Rocha, Joaquim Barreiros, José Azevedo, António Almeida, Idalina de Oliveira, Lucinda Amaral, Maria Adelaide, Maria Manuela Miranda, Octávia Beleza, Sara Antonieta e Tália Vieira

Estreia
dezembro de 1948, Teatro Nacional de São Carlos


(2023)
Remontagem
Cristina Graça

Interpretação
Estudantes finalistas do curso de Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dançado Instituto Politécnico de Lisboa

Encomenda e produção
dança não dança / Fundação Calouste Gulbenkian

Colaboração institucional
Escola Superior de Dança

 

O projeto Nazaré (re)performance acontece da parceria entre a Escola Superior de Dança com a Associação Parasita e a  Fundação Calouste Gulbenkian, e decorre da unidade curricular de Projeto V - Projetos Externos, com os alunos do 3º ano do curso de Licenciatura em Dança.


dança não dança

Este evento insere-se no ciclo de (re)performances, filmes e conversas que constitui o primeiro eixo do programa dança não dança – arqueologias da Nova Dança em Portugal. Saber mais

 

Parceria
barra logos FCG-Parasita-ESD