Mais notícias
No passado dia 9 de junho, no Museu do Oriente, Jovens Solistas da Metropolitana (alunos finalistas da Academia Nacional Superior de Orquestra) apresentaram-se a público com um concerto de música de câmara - Quarteto para o Fim do Tempo, de Olivier Messiaen - num espetáculo que contou com a participação da Escola Superior de Dança. Jovens Solistas da Metropolitana Olivier Messiaen Quarteto para o Fim do Tempo Jovens Solistas da Metropolitana Guilherme Lourenço Reis violino, Joana Neves clarinete, Beatriz Munhá Correia violoncelo, Afonso Salazar pianoEscola Superior de Dança Bailarinas/Alunas Escola Superior de Dança (ESD) Mafalda Neves, Sofia Giro, Luísa Gonçalves e Bárbara Silva Coreografia do Professor da ESD João Fernandes   Quarteto para o Fim do Tempo Alunos da ESD e Jovens Solistas da Metropolitana  Para os alunos da Academia Nacional Superior de Orquestra, a ideia de juntar bailarinas ao Quarteto para o Fim do Tempo surge da vontade de criar um projeto interdisciplinar, pois acreditam que todas as áreas artísticas estão intimamente ligadas entre si, complementando-se. Para além disso, consideram que a dança em palco torna o espetáculo ainda mais dinâmico e atrativo para o público. Segundo os estudantes e Jovens Solistas da Metropolitana, este projeto procurou associar o movimento e a expressão corporal à música que estão a tocar, em ambientes sonoros tanto apocalípticos como mais intimistas que compõem a obra e a coreografia das bailarinas. O número oito é muito importante nesta obra, pois simboliza a infinitude, daí Messiaen ter dividido a obra em oito andamentos. Por essa razão, decidiram convidar quatro bailarinas, para serem  também oito pessoas em palco. No entanto, uma particularidade desta obra é que os quatro instrumentos que tocam nesta obra não tocam em todos os andamentos e, portanto, decidiram assumir essa característica na coreografia das bailarinas. A última vez que os oito elementos se encontram em palco é no sétimo andamento, considerado por Messiaen “o número perfeito” e, com o oitavo e último andamento é dedicado à imortalidade de Jesus, encerram o seu concerto.